Colbertismo

A expressão Colbertismo designa uma forma de protecionismo praticada na França durante o reinado de Luís XIV pelo seu ministro J. B. Colbert. Inspirado nos princípios mercantilistas que defendiam que a riqueza e poder do Estado resultam da acumulação de ouro e outros metais preciosos, Colbert definiu um conjunto de medidas com o objetivo de gerar um excedente comercial e assim proporcionar a acumulação de ouro. Dessas medidas, destacam-se as seguintes:

. Protecionismo seletivo: (1) criação de uma pauta aduaneira com o objetivo de desistência dos  produtos manufaturados estrangeiros e favorável à importação de matérias-primas necessárias à produção manufatureira; (2) encorajamento das exportações de produtos manufaturados; (3) recurso à mão-de-obra estrangeira.

. Desenvolvimento do comércio externo através da criação de companhias que beneficiavam de monopólios e de subvenções estatais e através do desenvolvimento de infra-estruturas marítimas.

. Política industrial: (1) criação de empresas manufatureiras reais com capitais públicos e privados; (2) regulamentação rígida do trabalho e dos padrões de qualidade.

. Exploração das colônias de acordo com o princípio do pacto colonial.

Anúncios
Esse post foi publicado em C. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s