Clube de Paris

O Clube de Paris é um grupo informal de 19 países credores, cujo objetivo é o de encontrar soluções eficazes para os problemas econômicos e as dificuldades de pagamento enfrentadas por países devedores. Deste grupo fazem parte diversos países da Europa Ocidental, os Estados Unidos, a Rússia, a Austrália e o Japão. Enquanto grupo informal, o Clube de Paris não possui estatutos oficiais nem data de constituição. A primeira reunião do clube ocorreu em 1956 em Paris com a presença da Argentina.

Atualmente, os membros do Clube de Paris reúnem-se mensalmente em Paris, exceto nos meses de Fevereiro e de Agosto. Nestas reuniões, poderão juntar-se também um ou mais países devedores afim de avaliar e negociar as respetivas dívidas. Para participar nestas negociações, as principais pré-condições que o país devedor deve respeitar é a necessidade demonstrada para o alívio da dívida e o comprometimento com a implementação de reformas econômicas, o que na prática significa a existência de um programa de apoio com o FMI (Fundo Monetário Internacional).

O clube de Paris possui princípios fundamentais: (1) funcionamento caso a caso; (2) existência de consenso; (3) solidariedade; (4) comparabilidade de tratamento.

Países membros do Clube de Paris:

– Alemanha
– Austrália
– Áustria
– Bélgica
– Canadá
– Dinamarca
– Espanha
– Estados Unidos
– Finlândia
– França
– Paises Baixos
– Irlanda
– Itália
– Japão
– Noruega
– Reino Unido
– Rússia
– Suécia
– Suiça

Anúncios
Esse post foi publicado em C. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s