AAA (Notação de Rating)

No âmbito da notação de rating, AAA corresponde à qualidade máxima atribuída a títulos mobiliários emitidos por empresas e outras instituições e até mesmo aos títulos de dívida emitidos pelos países (a chamada dívida soberana). Um título a que seja atribuída a notação AAA significa que as agências de rating o consideram muito seguro, e que o seu emitente tem uma excepcional capacidade para honrar os seus compromissos, sendo o risco de investimento nesse título praticamente inexistente.

Enquanto as a Agências Stabdard & Poors e a Fitch Ratings usam a nomeclatura AAA, para o mesmo nível de risco a Moody usa a nomenclatura Aaa. Após o AAA existem diversos outros níveis de risco, cujas notações variam consoante a agência de rating.

Ou seja:

Quando um determinado título emitido por uma instituição obtém um rating AAA, o mercado tem tendência a exigir um prémio de risco inferior, pois sente-se mais seguro relativamente a esse título, levando a uma maior procura do título e à prática de taxas de juro inferiores (no caso de títulos de dívida como as obrigações) ou a preços superiores (no caso de títulos representativos de capital como a ações).

Anúncios
Esse post foi publicado em A. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s